Segue a lista de mudanças:
- Novo aplicativo de gravação de disco: O Brasero foi reencauxutado e está mais integrado ao GNOME.
- Compartilhamento de arquivos simplificado: O GNOME 2.26 trouxe um novo plug-in para o gerenciador de arquivos, ativando o compartilhamento pessoal de arquivo simples através de WebDAV, HTTP e Bluetooth.
- Evolution evolui sua migração do Windows: Agora é possível importar pastas do Micro$oft Outlook e ainda há suporte ao protocolo MAPI do Microsoft Exchange
- Aprimoramentos do reprodutor de mídia: Totem: usando a nova ferramenta de download de legendas, o reprodutor de mídia localizará automaticamente as legendas para você.
- Controle de volume integrado com o PulseAudio: nova ferramenta preferências de som.
- Suporte a múltiplos monitores e projetores: A ferramente configurações de exibição agora exibe melhor quais monitores ou projetores estão conectados, e torna ainda mais fácil configurar seus monitores em várias configurações.
- Comunicação quase telepática: O aplicativo de mensagens instantâneas Empathy, agora possui transferência de arquivos (atualmente Jabber e link-local XMPP), suporte a salas de conversa, temas de som e notificações, e uma experiência VoIP melhorada.
- Barra de endereços do Epiphany: O navegador web Epiphany, ganhou uma excitante barra de endereços nova, semelhante à “Barra Sensacional” popularizada pelo Firefox 3.0.
- Leitor de impressão digital integrado: Se um sistema for configurado para permitir autenticação por impressão digital, usuários podem registrar suas impressões digitais por meio do menu do painel Sistema ▸ Preferências ▸ Sobre mim.
- Nautilus: O gerenciador de arquivos agora pode agora pedir ao PackageKit que instale suporte a um arquivo que você queira abrir.
- Um modificador do teclado (normalmente o Alt) é agora necessário para arrastar painéis pela tela (o mesmo modificador do teclado usado para arrastar no meio da janelas).
- *Os campos de entrada de senha agora avisarão se você estiver com a sua tecla Caps Lock habilitada.
- Agora a alteração do tipo de método de entrada pelo menu de contexto em um campo de entrada de texto só tem efeito sobre aquele campo, em vez de afetar todo o aplicativo. (Isso não o impede de definir seu gerenciador de entrada padrão ou sua disposição de teclado.)
- Métodos de entrada funcionam agora em campos de entrada de senha.
- O Deskbar agora tem suporte a plug-ins OpenSearch.
- Novos efeitos visuais, como painéis deslizantes para dentro e para fora ao iniciar e encerrar a sessão, e transição gradual do plano de fundo da área de trabalho.
- Leitor de tela Orca: Suporte melhorado ao ARIA no Firefox; Novo reconhecimento de como pronunciar WikiWords e mneumônicos;
Possibilidade de configurar tonalidade, velocidade e volume da voz em tempo real no painel de preferências; e Desempenho e confiabilidade
melhorados. - GTK+ 2.16: Agora os widgets GtkEntry podem exibir ícones na frente ou atrás da entrada do widget (dependendo da direção do texto nas configurações de idioma). Estes ícones são opcionalmente pré-iluminados e clicáveis. Ícones em GTKEntry, Agora widgets GtkEntry também podem ser usados para exibir uma barra de progresso. Progress Bar em GTKEntry
Agora uma screen minha do Arch 64 + Gnome:
Lembrando que no Arch ele se encontra nos repositórios de "testing" ainda.